Brasileiro aumenta consumo de peixe durante a pandemia da covid-19

Pescados entraram no cardápio do consumidor pela oferta de embalagens porcionadas que a dona de casa tira da geladeira e faz em poucos minutos.

No país que tem 9.200 mil quilômetros de costa oceânica (consideradas as saliências e reentrâncias do litoral) e um dos menores consumo de pescados do planeta, a oferta de produtos prontos para o cozimento em embalagens congeladas virou tendência depois da pandemia, quando o brasileiro entendeu virar chef de cozinha doméstica.

Segundo o empresário Guilherme Blanke, da Noronha Pescados, a maior empresa do Nordeste de processamento de pescados, além dos peixes tradicionalmente vendidos no período da Pascoa, salmão, bacalhau e camarão deixaram de ser itens de luxo e entraram no cardápio do consumidor pela oferta de embalagens porcionadas que a dona de casa tira da geladeira e faz em poucos minutos.

As embalagens porcionadas em cada vez mais opções elevaram as vendas de peixes e crustáceos em 15%, em 2020.

Mas a aposta da indústria está nos empanados, cujas vendas estão surpreendendo. A empresa de Blanke foi uma das que apostou no nicho dos semiprontos. Ele acredita que os empanados vão representar 25% da venda da sua empresa nos próximos anos, cuja linha deve crescer incluindo a Lula e outros cortes de pescados com garantia de procedência.

Embora o mercado esteja abastecido de pescados normalmente, o empresário revela que existe hoje muita dificuldade nas entregas de embalagens e caixas de papelão, devido à forte demanda nas fábricas e por atrasos nos embarques de containers em todo mundo a partir da China.

A gigante Seara, do Grupo JBS, está entrando na área de pescados. Numa parceria com a pernambucana Noronha Pescados, incluiu no portfólio a linha de salmão, camarão, mexilhão, lula e kit paella em porções prontas para serem levados ao fogão; mirando as vendas desta Páscoa.

Inicialmente, estão sendo ofertados oito itens congelados, mas a empresa já trabalha no desenvolvimento de uma linha de pratos de pescados empanados prontos e semiprontos.

Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/jc-negocios/2021/02/12034725-brasileiro-aumenta-consumo-de-peixe-durante-a-pandemia-da-covid-19.html